terça-feira, 18 de outubro de 2011

INÍCIO DO PRÓ LETRAMENTO DE ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE GUAREÍ INICÍARAM NESTE DIA DO PROFESSOR 15 DE OUTUBRO DE 2011 MAIS UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
O CURSO DO PRÓ LETRAMENTO DE ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM ESTA  ACONTECENDO EM MUITOS MUNICIPIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO COM O REVEZAMENTO DE TURMA. E EM GUAREÍ JÁ CAPACITAMOS NO ANO DE 2009 UMA TURMA DE 29 PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E INFANTIL E AGORA NO REVEZAMENTO ll ESTÃO PARTICIPANDO 34 PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL E SENDO O CURSO ORIENTADADO PELA PROFESSORA E TUTORA DO PRÓ LETRAMENTO DE LINGUAGEM E ALFABETIZAÇÃO DJINANE RUIVO MARTINS.
O Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação - é um programa de formação continuada de professores para a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita e matemática nos anos/séries iniciais do ensino fundamental.
 O programa é realizado pelo MEC, em parceria com universidades que integram a Rede Nacional de Formação Continuada e com adesão dos estados e municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas públicas.
Assim o município de Guareí vem capacitando os seus professores para a melhoria e qualidade de ensino e aprendizado.
Os objetivos do Pró-Letramento são:
•    oferecer suporte à ação pedagógica dos professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e matemática;
•    propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação docente;
•    desenvolver conhecimentos que possibilitem a compreensão da matemática e da linguagem e de seus processos de ensino e aprendizagem;
•    contribuir para que se desenvolva nas escolas uma cultura de formação continuada;
      Portanto a magia de ser professor está na grande capacidade de aprender para ensinar e assim faço das minhas palavras como professora e orientadora desse curso as das minhas colegas professoras que a luta pela educação é contínua e parabenizo o esforço dessas professoras pelo Dia em Especial e por disponibilizar de seu tempo nos sábados que são os dias em que realizamos o curso, que terá duração até o mês de março de 2012 e em busca sempre de novos caminhos para a sabedoria acontecer. Pois o aprendizado sobre tudo é um mapa do coração do homem, um mapa do que ele é e de tudo o ele pode ser... E acreditar que todos nós temos algo de bom para oferecer e de alguma forma podemos e devemos atuar nesse cenário degradante da sociedade em que vivemos. E, especialmente, contribuir com a transformação da realidade, principalmente na Educação. VALE A PENA!!!       
                                      Orientadora do curso Pró Letramento Professora Djinane Ruivo Martins.






sexta-feira, 14 de outubro de 2011

FORMATURA DO PROERD

A Polícia Militar de Guareí e a EMEF “Prof. João Alcindo Vieira” realizaram nesta Quinta-Feira (13) a formatura do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) para os alunos dos 5º anos.  O evento foi realizado no ginásio poliesportivo municipal e contou com a presença de autoridades da cidade e da polícia militar da região, também houve a apresentação do Canil da polícia militar de Tatuí.











PROJETO "SAÚDE BUCAL"

O projeto foi realizado pelo 3º ano D e ministrado pela Prof. Andréa. Como resultado, abaixo algumas redações feitas por alunas da sala.

   MUDANÇA DE HABITO


Era uma vez um menino chamado Jake, que era desobediente a sua mãe que se chamava Nilce. Certo dia ele foi jogar futebol com seus colegas e voltou correndo para casa chorando de dor de dente. Sua mãe o levou para o dentista examina-lo. O Dr. Luís disse para Jake:
-Desde quando você não escova os seus dentes? Assim vai acabar perdendo-os. Jake disse:
-Dr. Luís minha mãe já me disse isso, é que eu prefiro jogar vídeo game e brincar com meus brinquedos em vez de escovar os dentes.
Dr. Luís responde a Jake:
-A partir de hoje você terá que mudar seus hábitos. Vou ensina-lo como realizar uma boa higiene bucal. Primeiro pegue seu fio dental e passe entre os dentes assim você estará removendo a placa bacteriana acumulada. Depois pegue sua escova dental de  preferencia com cerdas macias e tamanho adequado juntamente o creme dental e realize a escovação da seguinte forma: começando do lado de fora, o lado voltado para as bochechas do dente e depois o lado de dentro, o lado voltado para a língua, fazendo movimentos circulares. Não se esqueça de escovar a língua também e finalizar com o uso do enxaguante bucal. Os dentes devem ser escovados todos os dias de preferencia após as refeições, e ai vai a ultima dica, não se esqueça de trocar a escova a cada 2 ou 3 meses. Jake responde:
-muito obrigado doutor, a partir de hoje prometo que vou seguir suas recomendações.
E sua mãe agradeceu o doutor pela sua atenção, e os dois voltaram para a casa, felizes e jake nunca mais teve dor de dente.
                                                                                                     Kassiane/ 3º ano D

                                                             O CÃOZINHO BRAD
Rayane é uma menina sapeca inteligente, tem 10 anos e mora com seus pais em um sitio.
Em seu sitio tem muitos animais, vaca, cavalo, carneiros, etc. Mas o bichinho que ela mais gostava, é seu cãozinho Brad. Ele adora brincar e comer sua ração, mas depois de suas refeições, sua dona Rayane escova seus dentes.
Os dentes de Rayane são muito bem escovados, sua mãe a ensinou desde bem novinha a ter higiene.
E agora Rayane quer Brad também aprenda a ter higiene, por isso escova os dentes do cãozinho do cãozinho todos os dias.
E assim os dois sempre terão dentes bonitos.
                                                                                                         Kauany/ 3º ano D
                                                       OS MENINOS E A DOR DE DENTE

Era uma vez dois meninos que não escovava os dentes, com o tempo ficaram com carie e começaram a ter doe de dente.
No dia seguinte sua mãe teve que leva-los ao dentista e ai começaram em tratamento dentário.
Na primeira consulta o dentista explicou a importância de ter uma boa escovação e limpeza de seus dentes e que a saúde começa pela boca e ter também a importância de se consultar um dentista a cada 6 meses.
Agora aprenderam que tem que escovar os dentes após as refeições, mas mesmo assim os pais tem que ficar atentos para que eles escovem direito e assim evitem muitos problemas que a falta de cuidado com os dentes possa provocar. Enfim feliz semana dos dentes.
                                                                                                        Rafaele/3º ano D

OS DENTES
Seus dentes são muito importantes, se você não cuidar deles vai aparecer bichos conhecidos como bactéria. Existem vários tipos e nomes de bactérias, tipo: bicho da placa bacteriana, bicho que come a gengiva e bicho da carie. Eles são muito feios e assustadores, você gostaria de vê-los em seus dentes? Eu não queria e você?
                                                                                                         Giovana/ 3º ano D
OS DENTINHOS
Os dentinhos eu tenho que cuidar escovar depois de todas as refeições. De manha eu acordo a primeira coisa que faço é escovar meus dentinhos novamente e quando vou dormir também escovo.
Escovo os meus dentinhos para acabar com as bactérias por que dentro de nossa boca há muitas bactérias, mas as bactérias são causadas por açúcar, comida, doces e chicletes.
As bactérias se transformam em carie por isso de cada 6 meses tem que ir visitar o dentista.
Se eu não cuidar dos meus dentinhos eles vão apodrecer e doer, sendo assim vou precisar arranca-los e vou ficar banguela e muito feia.
                                                                                                         Shelri/ 3º ano D
                                               Alunas Rafaele, Kassiane, Kauany e Prof. Andréa.